

Yvonnick
Le Pendu
Graduado em Biologia dos Organismos e das populações pela Universidade de Rennes I, França; Mestrado e Doutorado em Ciências do Comportamento e Neurociências Cognitivas pela Universidade Paul Sabatier, Toulouse, França.
Consultor científico em Niamey, Níger (1996-1998). Pesquisador e Professor Visitante da Universidade Federal do Pará (1999-2004). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 2004. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), desenvolvendo projetos sobre a zoologia e ecologia de mamíferos com ênfase no estudo de populações de cetáceos no Sul da Bahia.

Alice Lima
Licenciada em Ciências Biológicas (2011) e mestre em Zoologia (2014) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Doutora em Etologia pela Université de Rennes 1, França (2017). Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI) desde 2008, onde atualmente atua como pós-doutoranda. Suas pesquisas estão centradas em Bioacústica de cetáceos, com ênfase na produção e percepção de vocalizações em espécies como o boto-cinza e o golfinho-nariz-de-garrafa. Além disso, Alice investiga o comportamento de baleias-jubarte, particularmente em contextos de conservação e ecoturismo.

Bianca Righi
Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e é doutoranda em Zoologia, ambos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Realizou diversos estágios voluntários com reabilitação de animais marinhos e fauna silvestre e monitoramentos (embarcado e por ponto fixos em terra) de cetáceos, como a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), a baleia-franca-austral (Eubalaena australis) e o boto-cinza (Sotalia guianensis). Realiza suas principais pesquisas na área de ecologia do movimento, uso de habitat e comportamento de baleias-jubarte e botos-cinza, tendo experiência com fotoidentificação, coleta de biopsias e acústicas Atualmente, também é pesquisadora associada ao Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e ao Projeto Baleia Jubarte (PBJ).

Laura Aguillar
Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi estagiária no Laboratório de Ecologia de Peixes Marinhos e bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação do Prof. Dr. Mauricio Hostim Silva. Foi estagiária no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos Norte Capixaba (CRAMNC). Desenvolveu monografia a respeito de mortalidade de tartarugas e aves marinhas com interação pesqueira no litoral Norte do Espírito Santo. Fez voluntariado no Instituto Baleia Jubarte em 2022. E atualmente é mestranda no programa de pós-graduação em Zoologia da UESC.

Ticiana Nogueira
Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia e Conservação de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade Católica do Salvador. Foi bolsista de Iniciação científica FAPESB pelo Centro de Ecologia e Conservação Animal (2018-2020), atuando com ecologia de praias arenosas. Possui experiência na área de zoologia, ecologia e geoprocessamento. Também possui experiência em manejo, reabilitação e resgate de tetrápodes marinhos e educação ambiental. Atualmente é parte integrante do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), onde realiza trabalhos de monitoramento visual e por meio de drone do boto-cinza.

Glenda Castillo
Graduada em Biologia pela Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH), atualmente mestranda em Zoologia Aplicada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Em Honduras, atuou como técnica de campo na Fundação Couro e Salgado (FUCSA), realizou atividades de monitoramento do peixe-boi das Antilhas (Trichechus manatus manatus) em seu habitat natural, incluindo coleta de dados biológicos. Também colaborou como consultora na Direção Geral de Pesca e Aquicultura (DIGEPESCA) no desenvolvimento do Protocolo de Pesca Sustentável do Pepino-do-Mar. Sua experiência está voltada à conservação e manejo sustentável em áreas protegidas, com foco no estudo do comportamento e ecologia do peixe-boi das Antilhas. Seus interesses de pesquisa incluem comportamento e ecologia de mamíferos aquáticos, conservação e Etnobiologia

Kalyane Ramos
Graduada e mestranda no Programa de Pós Graduação em Zoologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), faz parte do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), onde estuda o comportamento das baleias-jubarte através de uma embarcação utilizando o drone como ferramenta. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atuou como bolsista de iniciação científica por dois anos no Laboratório de Biologia de Fungos (LBF) em projetos buscando avaliar atividades biológicas de extratos, tais como atividade antibacteriana, atividade antifúngica, atividade antioxidante e atividades citotóxica e genotóxica. Foi estagiária voluntária no Projeto Baleias na Serra na temporada de 2021, auxiliando no monitoramento visual de baleias-jubarte através de ponto fixo. Foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPESB em projeto que buscou avaliar a variação dos padrões de movimento e uso de habitat das baleias-jubarte entre temporadas reprodutivas em Serra Grande, BA. Tem interesse na área de comportamento e conservação de mamíferos aquáticos.

Juliano Lacerda
Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente auxiliar de gestão ambiental pela CODEBA. Pesquisador IC pelo Grupo de Pesquisas em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), atuando na foto identificação e bioacustica para estudo e conservação da população de botos-cinza (Sotalia guianensis). Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, com publicações. Experiência com Educação Ambiental. Atuação no Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Experiência com ensino.

Nathália Vinhas
Estudante de Medicina Veterinária e bolsista de Iniciação Científica, com foco na foto-identificação de botos-cinza no Porto do Malhado. Possui experiência como observadora de cetáceos no Programa de Monitoramento de Biota Aquática pela Ecossis e como voluntária no Instituto Mamíferos Aquáticos, atuando no resgate e reabilitação de animais marinhos.

Guilherme Falcão
Estudante em Ciências Biológicas, atualmente bolsista de Iniciação Cientifica do GPMAI, estudando o comportamento dos botos-cinza no Porto do Malhado.

Maria Fernanda Jácome
Estudante de Medicina Veterinária e voluntária de Iniciação Científica, com foco na ocorrência, comportamento e foto-identificação de botos-cinza no Porto do Malhado.