Yvonnick
Le Pendu
Graduado em Biologia dos Organismos e das populações pela Universidade de Rennes I, França; Mestrado e Doutorado em Ciências do Comportamento e Neurociências Cognitivas pela Universidade Paul Sabatier, Toulouse, França.
Consultor científico em Niamey, Níger (1996-1998). Pesquisador e Professor Visitante da Universidade Federal do Pará (1999-2004). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 2004. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), desenvolvendo projetos sobre a zoologia e ecologia de mamíferos com ênfase no estudo de populações de cetáceos no Sul da Bahia.
Alexandre Schiavetti
Graduado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutor no Centro Nacional Patagônico,Puerto Madryn e na Universidade de La Republica, Montevideo. Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Pesquisador Associado aos Projetos Budiões e Golfinho Rotador e Investigador Asociado ao CESIMAR. Experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Áreas Protegidas, atuando principalmente nos seguintes temas: uso e conservação da fauna e de ecossistemas, efetividade de gestão de áreas protegidas e análise de estratégias de conservação. Membro da rede BrasPor para estudos de sistemas costeiros Brasil - Portugal e do INCT EECBio.
Bianca Righi
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e é doutoranda em Zoologia, ambos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Realizou diversos estágios voluntários com reabilitação de animais marinhos e fauna silvestre e monitoramentos (embarcado e por ponto fixos em terra) de cetáceos, como a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), a baleia-franca-austral (Eubalaena australis) e o boto-cinza (Sotalia guianensis). Realiza suas principais pesquisas na área de ecologia do movimento, uso de habitat e comportamento de baleias-jubarte e botos-cinza, tendo experiência com fotoidentificação, coleta de biopsias e acústicas Atualmente, é doutoranda e trabalha com monitoramento de pequenos e grandes cetáceos pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e Projeto Baleia Jubarte (PBJ), respectivamente.
Alice Lima
Licenciada em Ciências Biológicas (2011) e mestre em Zoologia (2014) pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Doutora em Etologia pela Université de Rennes 1, França (2017). Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI) desde 2008. Tem experiência na área de Bioacústica de cetáceos, atuando principalmente com a produção e percepção de vocalizações em boto-cinza e golfinhos-nariz-de-garrafa. Atualmente trabalha no setor pedagógico do ZooParc de Beauval, na França.
Anabela
Miranda
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestranda do Programa de Pós-graduação em Zoologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Laboratório de Ecologia e Conservação de Florestas Tropicais, vinculado ao Laboratório de Ecologia e Zoologia de Vertebrados (LABEV), atuando com comportamento de primatas e do programa IGUi ecologia, pesquisando a cerca do gênero Stenella na Plataforma Continental Amazônica. Foi integrante do grupo GEMAM (Grupo de estudos de mamíferos aquáticos da amazônia) e do Instituto Bicho dágua, atuando na área de conservação e manejo de mamíferos aquáticos. Atualmente é parte integrante do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), desenvolvendo trabalhos acerca da biologia comportamental de baleias-jubarte frente ao turismo de observação. Possui experiência na área de geoprocessamento, com modelagem de nicho ecológico, biologia e conservação de mamíferos aquáticos, com ênfase em comportamento animal e interferências antropogênicas da atividade turística.
Jéssica Karasek
Biológa formada pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, Brasil. Especialista em Educação ambiental (FAEL). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOO) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui experiência em Educação Ambiental, com monitoramento de mamíferos marinhos e em pilotagem de drones.
Danielli Lopes Offerni
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com habilitação em Licenciatura e Bacharelado. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal (LECA), atuando com comportamento de macacos-prego da espécie Sapajus nigritus, projetos de educação ambiental e colaboração com pesquisas de outros membros do laboratório. Possui experiência nas áreas de zoologia, ecologia, etologia e bioacústica, com ênfase em comportamento animal. Atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós Graduação em Zoologia (PPGZOO) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), faz parte do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), onde realiza atividades de monitoramento visual, foto-identificação e monitoramento acústico passivo de botos-cinza (Sotalia guianensis).
Ticiana Nogueira
Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia e Conservação de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade Católica do Salvador. Foi bolsista de Iniciação científica FAPESB pelo Centro de Ecologia e Conservação Animal (2018-2020), atuando com ecologia de praias arenosas. Possui experiência na área de zoologia, ecologia e geoprocessamento. Também possui experiência em manejo, reabilitação e resgate de tetrápodes marinhos e educação ambiental. Atualmente é parte integrante do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), onde realiza trabalhos de monitoramento visual e por meio de drone do boto-cinza.
Kalyane Ramos
Graduada e mestranda no Programa de Pós Graduação em Zoologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), faz parte do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), onde estuda o comportamento das baleias-jubarte através de uma embarcação utilizando o drone como ferramenta. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atuou como bolsista de iniciação científica por dois anos no Laboratório de Biologia de Fungos (LBF) em projetos buscando avaliar atividades biológicas de extratos, tais como atividade antibacteriana, atividade antifúngica, atividade antioxidante e atividades citotóxica e genotóxica. Foi estagiária voluntária no Projeto Baleias na Serra na temporada de 2021, auxiliando no monitoramento visual de baleias-jubarte através de ponto fixo. Foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPESB em projeto que buscou avaliar a variação dos padrões de movimento e uso de habitat das baleias-jubarte entre temporadas reprodutivas em Serra Grande, BA. Tem interesse na área de comportamento e conservação de mamíferos aquáticos.
Hemilly Marques
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestranda no Programa de Pós-graduacao em Zoologia (PPGZOO) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Em sua pesquisa busca comparar os dados comportamentais de baleias jubarte que coletar visualmente com os dados de bioacústica que também irá coletar. As coletas acontecerão em parceria com a Ecosul turismo aqui em Ilhéus!